quinta-feira, 26 de julho de 2007

1. O CASAMENTO EM MARROCOS

Num casamento tradicional marroquino os noivos não se conhecem antes de ficarem noivos! Quando um rapaz tem interesse numa rapariga, conta a um seu irmão, que por sua vez vai contar ao pai! O pai contrata uma casamenteira, que vai falar com os pais da rapariga! A partir desta altura podem-se fazer visitas, mas os dois nunca podem ficar sozinhos.
(No Minho, era tradicional as pessoas conhecerem-se nas festas populares, no Verão. Em Portugal muitos conhecem-se nos estudos. No Porto, não faço ideia de como é que as pessoas se conhecem)
A oferta de um quadro com um versículo do Corão é tradicional.

Antes do casamento, o homem tem de construir a casa e mobilá-la. Se vive no estrangeiro, tem de aproveitar as férias para a construir. (No Norte de Portugal há ainda hoje o costume das pessoas construírem as próprias casas)
O vestido de casamento é tão pesado que só serve para a noiva ficar sentada!
A boda de casamento é à noite, estando à porta familiares do noivo a receberem os convidados.
Os doces necessários são tantos que não só são feitos muito antes, como são preparados com a ajuda dos vizinhos! Assim sendo, um casamento é uma festa na comunidade da rapariga.
A boda é realizada em salões alugados (em Portugal, hoje em dia em Portugal, a moda são as quintas alugadas).
À meia-noite é que vão buscar a noiva a casa desta. Ela passou o dia inteiro sentada em casa (até porque o peso do vestido não lhe permitiu fazer nada).
À porta da boda estão familiares do noivo com leite e um prato de tâmaras (dactylis) para receberem a noiva.
Meia hora mais tarde os noivos retiram-se da boda para a alcova (ou laboratório, como lhe chamou o Mustafá), ficando a noiva em lingerie.
Nesta altura o noivo pode repudiar a noiva, se esta não é virgem.

É muito importante um sinal vermelho de sangue no pano, para mostrar aos convidados. (se for sangue de galinha, não há problema, mas tem de haver sangue) (o que aconteceria se a São ou a Encandescente fossem as supostas virgens?)
Em caso de dissolução do casamento, a família da noiva é obrigada a devolver todas as ofertas e dotes, bem como a pagar as despesas com o casamento.
Como resultado, a família da noiva muda de cidade para dar outra oportunidade à rapariga.
Os berberes, mais tradicionais, mesmo com contracto de casamento, nunca permitem que a noiva saia de casa. Assim podem sempre garantir que, mesmo sem sangue no pano, a noiva era mesmo virgem, nunca tendo saído das portas de sua casa e da vigilância dos seus familiares.
Para finalizar, a festa de casamento às vezes dura uma semana! (o dia de Casamento em Portugal passa a voar) Têm sorte neste aspecto os noivos!

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Voltei

Voltei voltei!

Saudações aos bloguistas amigos!